Registro de Nova Associação
PASSO A PASSO PARA REGISTRO
- Sugerimos que os documentos (ATA e ESTATUTO), antes de serem impressos e assinados, sejam encaminhados, em meio eletrônico ao cartório para análise pelo e-mail registrocivil@cartorioalencarfurtado.com.br.
Caso os documentos já estiverem sido impressos e assinados, apresentar ao Cartório para uma análise antes de efetuar o cadastro junto à CENTRAL RTDPJ BRASIL.
- É indispensável a qualificação completa dos associados presentes às assembleias bem como dos membros eleitos, devendo constar:
- Nome completo sem abreviações;
- Nacionalidade;
- Estado civil;
- Profissão;
- Endereço residencial;
- RG e CPF;
- Efetuar um cadastro junto à CENTRAL RTDPJ BRASIL, e seguir passo a passo conforme manual disponível para download neste link. Para que após a conclusão do procedimento seja possível efetuarmos a emissão do CNPJ.
- Após concluir todo o procedimento através da Central, comparecer ao Cartório com os documentos para registro.
Documentos Necessários para Registro de Associação
- REQUERIMENTO ( EMITIDO PELA CENTRAL RTDPJ);
- DBE (Documento Básico de Entrada) – Poderá ser emitido na Central após a escolha do nome disponível para registro ou através da REDE SIM no site da Receita Federal do Brasil;
- ESTATUTO ( assinado por um advogado com número da OAB e pelo presidente eleito);
- ATA DE FUNDAÇÃO, ELEIÇÃO E POSSE DA DIRETORIA (assinada pelo presidente e demais membros da diretoria devidamente qualificados na forma descrita no item 2).
Procedimento para Averbação/Registro de Ata ou Aditivo de Estatuto
- Sugerimos que os documentos, antes de serem impressos e assinados, sejam encaminhados, em meio eletrônico ao cartório para análise pelo e-mail registrocivil@cartorioalencarfurtado.com.br.
Assim que receber a confirmação de que toda a documentação está correta, apresentar ao cartório os documentos originais. Caso prefira poderá também se encaminhar ao cartório já munido dos documentos para mesma análise. - Apresentar TODOS os livros e registros para que possamos verificar o histórico da associação, e os documentos descritos abaixo:
- REQUERIMENTO, solicitando o registro/averbação, assinado pelo presidente com sua devida qualificação;
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO OU CONVITE (Se na Ata estiver especificado que os membros foram convocados por Edital ou Convite é dispensada a apresentação do EDITAL para registro);
- ATA DA ASSEMBLEIA;
- LISTA DE PRESENÇA (poderá estar anexada à ATA, desde que devidamente especificada no final da mesma);
- Caso seja feito algum ADITIVO AO ESTATUTO, o mesmo deverá ser apresentado com a respectiva ATA DA ASSEMBLEIA, a qual foi feita a alteração.